Aprenda a defumar carne de porco na churrasqueira

É possível fazer carne de porco defumada e desfiada em casa usando um forno, uma churrasqueira e algumas lascas de madeira. É preciso pelo menos nove horas para preparar a carne, mas você terá um churrasco de porco que alimentará muitas pessoas por uma fração do custo de comer em um restaurante.

1- Coloque duas latas de cerveja de 350 ml, o suco de dois limões cortados na metade, as metades dos limões e seis dentes de alho no fundo de uma assadeira com grelha.

2- Misture 1/4 de xícara (57 gramas) de sal, 1/4 de xícara de açúcar mascavo, 1/4 de xícara de pimenta-do-reino moída, 1/8 de xícara (28 gramas) de alho granulado e uma colher de sopa (14 gramas) de páprica em uma tigela. Essa mistura é o tempero para esfregar no porco.

3- Esfregue a mistura em um pedaço de copa-lombo com 4,5 a 5,5 quilos.

4-Cubra bem a assadeira com papel alumínio, mas arrume-o de modo que não encoste no porco. Asse por volta de 8 horas.

5- Pré-aqueça a churrasqueira entre 108 a 120 graus Celsius durante uma hora, antes do cozimento no vapor terminar. Acenda o fogo em um dos lados e deixe espaço para a assadeira no outro lado.

6- Tire a assadeira do forno e retire o papel alumínio, mas não o jogue fora. Coloque a assadeira na churrasqueira, no lado oposto ao da fonte de calor. Não cubra a assadeira.

7- Coloque uma xícara (110 gramas) de lascas ou pedaços de madeira de nogueira molhada no fogo e feche a tampa da churrasqueira, para defumar a carne.

8- Verifique se a carne está cozida torcendo levemente um osso. O porco está cozido e defumado quando o osso sai sem resistência.

9 – Tire a assadeira da churrasqueira e cubra com papel alumínio por 45 minutos.

Fonte:
https://pt.wikihow.com/Preparar-Churrasco-de-Carne-de-Porco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compre por Whatsapp